sábado, 26 de março de 2016

UTAX 2016... nem tudo o que parece é

Anda uma mãe a criar um filho para isto... teria dito a minha querida mãe se soubesse o que eu andei a fazer no dia 19... curiosamente dia do PAI.

Assim de repente decidi participar no UTAX na distância dos 110 km, 112 km, 115 km ou 117 km... isto porque a organização não se entendeu com a distância e o meu relógio também decidiu ser diferente. 

Os mais distraídos diriam que também mais 5 ou menos 5 km... que não é por aí... mas neste caso é mesmo por aí... 5 km na Lousa naqueles trilhos, podem ser 1h30 a mais de prova. Por isso.. nem tudo o que parece é.

A prova começou à hora que eu gosto que estas provas de 3 dígitos comecem à meia noite. Gosto de fazer a noite enquanto estou fresco. E neste caso nunca a palavra FRESCO fez tanto sentido. O nosso amigo S. Pedro, decidiu abrir as torneiras e despejou lá de cima tudo o que havia para despejar durante largas horas. Já não bastavam os trilhos técnicos, de lenta progressão (para este coxo aqui), ter de os fazer com chuva e frio, a coisa tornou-se um pouco mais difícil.

Mas como se costuma dizer "É DISTO QUE O MEU POVO GOSTA".

A Serra da Lousa é mítica, é fantástica, é linda, é surpreendente, mas também pode ser madrasta (perdoem-me as madrastas boas), má e invencível. Se queres sair de lá de peito feito e cortar a meta... não vás de peito demasiado saído para fora... pois a coisa pode correr mesmo mal... e teres-te de encolher como nunca.


Os fantasmas atacam de forma impiedosa, os monstros saem das grutas, as árvores ganham vida, como se de um filme fantástico se tratasse... as águas aumentam a corrente, o solo remexe-se e decide empapar-se, as pedras lustram-se para se tornarem mais escorregadias, os répteis fazem um pacto e juntam-se para cruzar o caminho de forma a provocar tropeções. Tudo isto, envolvido por uma escuridão imensa, que apenas é interrompida por tímidos focos que ao acertarem nas fitas, as transformam em Estrelas orientadoras do caminho certo.


O lema da prova... vária vezes inscrito nas fitas...ÉS TU E O TRILHO... eu acrescento E O RESTO...




Porque o RESTO... esse faz tanto ou mais sentido que o TU, quando se trata de uma prova de três dígitos. O RESTO são os amigos antigos e os novos, a determinação, a resiliência, a beleza, a imensidão, o respeito... tudo o que se possa encaixar e que seja determinante para te fazer avançar até ao fim.


E não se pense que quem não acabou é mais fraco... nada disso... apenas adiou o fim da história... é uma espécie "suspense" de "cenas dos próximos capítulos"... ainda hoje li, numa entrevista do Armando Teixeira no JN, que não se desiste de uma prova... apenas se adia o seu final. E é mesmo isso... não há heróis, se não acabas a provas, preparas-te para a acabar no ano seguinte.

Tive a felicidade de a finalizar e ainda por cima em excelente companhia... ,melhor era impossível. Foram horas a mais?.. Sim foram... Podia ter sido bem mais rápido?... Sim podia... mas nem sempre é como se quer... mas sim como pode ser...

Quanto à qualidade da prova... é muita... perfeita?.. não... mas para lá caminha... para mim para ser perfeita, faltou-lhe um final feliz... aqueles 15 km finais são completamente despropositados, sem nexo, perigosos, horríveis, desgastante e desmotivadores. Quando já se traz 100 km nas pernas e na bagagem uma enorme vontade de chegar... tudo o que precisamos é apenas de um estradão para rolar tranquilo até ao final e ficar com essa imagem na memória... assim, da forma como foi... naqueles momentos após prova , só me lembrava da parte final e do quanto era horrível... enfim... por vezes penso que quem escolhe os percursos, não corre neles... pois se corresse não faria isso. Mas isto sou eu a dizer com os nervos...

Já sei que vão dizer que os primeiros não e queixam... Mas caros amigos organizadores, as provas não se fazem nem se pagam apenas com os primeiros... mas sim com todos, sobretudo com o grosso do pelotão... que esses ... são os que passam mais horas por lá e os que mais sentem estes desvarios organizacionais.

Não invalida que não volte lá... para o ano logo se vê... mas provas, neste momentos são como os chapéus... há muitas... :)

Bem agora... resta-me despedir-me com desejos de boas leituras e bons treinos...

 MIUT me aguarde...

Abraço e bjos


6 comentários:

  1. Excelente visão!!! :D Gostei dos pormenores e partilho o teu ponto de vista... O problema é que quem organiza acha que somos todos umas "máquinas" indestrutíveis. Mts parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mauro Gonçalves... ;)

      Eliminar
    2. Visão,tacto,sentimento,ansiedade,nervosismo e descrição de quem por lá passa.
      Os meus parabéns para o grande Viriato Dias.
      O meu desejo de grandes aventuras futuras efetuadas por amigos desta natureza.
      OBG!

      Eliminar
    3. Amigo António... obrigado. Tem sido ótimo partilhar os trilhos de Albergaria contigo...

      Eliminar