quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O local do «crime»

Calma não cometi nenhum crime.. apenas voltei um ano depois ao local onde tudo tinha começado... bem, já tinha iniciado antes em treinos e, já tinha feito a Ultra Maratona Atlântica (que também não é um petisco fácil de comer), mas a primeira prova a sério de TRAIL que fiz, foi de facto a dos Amigos da Montanha em 2012.

Para dizer a verdade, nessa altura nem sabia bem ao que ia... «ahhh e tal vamos lá fazer a prova", e fomos.

Foram 25 km de trilhos apaixonantes percorridos em 3h, numa organização fantástica (muito importante para a primeira experiência, pois assim evitamos traumas), um empeno valente, uma semana de andar novo e vaidoso, uma técnica diferente de descer escadas... enfim várias experiências e sensações novas. Mas ficou no final a certeza que eram este tipo de provas que gosto de fazer...

Um ano depois, decidi voltar lá, já com mais experiência e muitos km e trilhos feitos em vários pontos do país. Este ano a organização aumentou em 5 km a prova intermédia e bem o fez, pois assim temos mais trilhos para percorrer e desfrutar.

O despertador tocou às 5h30 da manhã e, para ser sincero, invadiu-me uma série de perguntas existênciais, fruto do sono que tinha:

- «Onde vais tu com este frio»
- «Que mal fiz eu a Deus»
- «Quanto mais velho mais parvo e tolo»
- « Se fosse para trabalhar dizias que era cedo de mais»...
-" porque é que tenho tantas ideias hiperativas?"

Após ter respondido a todas estas perguntas, levantei-me para me preparar, pois dali a 1h já tinha de estar no local de encontro com os meus colegas de aventura. Como somos todos bastante pontuais, partimos ao encontro da nossa aventura. No carro iam 2 estreantes nestas lides do trail, e por isso a conversa girou à volta do que nos esperaria!!!!

O calor em Barcelos é esquisito, diria mesmo que parecia um verão soviético .... Estacionado o carro, fomos levantar os dorsais, dar dois dedos de conversa com os amigos destas andanças e fomos ultimar os preparativos para a prova: bebida, comida, roupa, música, dorsal... Tudo a postos.

Nestas coisas o tempo voa, rapidamente a hora da partida chegou, o ambiente ficava cada vez mais colorido, os sorrisos reinavam nas faces de todos os presentes ( alguns meio assustados)... Controlo zero, posicionamento na partida, dei os últimos " boa sorte"... E parti.

O meu amigo Bruno Mendes decidiu fazer a prova comigo, bela lebre que arranjei, ele 23 anos e eu
40... Aquela irreverência de jovem obrigou-me a fazer uma prova hiperativa... O que me fez sofrer, mas deu num excelente resultado final: 34 lugar na geral, 14 lugar do escalão M-40, prova feita em 2h53'....

Para minha grande satisfação, contribui com a minha prestação para o 2 lugar por  equipas, do team CTAD-tiagoaragao.com, na distância de 30 km, pois fui o terceiro da equipa :-)

Agora tenho de recuperar bem, pois dia 8 de dezembro vou fazer os 45 km do trail de S. Silvestre em Viana.. e cheira-me a empeno.

Resta-me dizer que a organização do trail dos AM é excelente... Bem marcado, bons abastecimentos, bons trilhos e equilibrados, dureza qb, muitos voluntários distribuídos, sensação de segurança em todo o percurso.... Conclusão: para quem foi...continue a ir, para quem nunca foi... que vá.
Eu, depois de pouco pensar, para o ano quero ir aos 61 km....

Por agora é tudo.....

Boas leituras e bons treinos





2 comentários:

  1. Parabéns Viriato! Excelente desempenho!
    Continua com as ideias hiperativas! Eheheheh

    Abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado... excelentes treinos para ti também e vemos-nos por esses trilhos.

    gostei do teu texto... do blog. ;)

    abraço e bons treinos

    ResponderEliminar